Cusco
No Vale Sagrado
A cidade está situada no Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes. Foi o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca, e carrega muito bem conservadas as marcas desse passado longínquo. Basta andar pelas ruelas e misteriosos becos de pedra, para entender por que a cidade foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.
Monumentos como o Korikancha, Templo do Sol, do século XV, já foi considerado uma das construções mais impressionantes erguidas na antiga capital inca.
A colonização cristã espanhola pode ser observada na arquitetura da cidade que mistura esta cultura com a incomparável arquitetura inca. Essa diversidade torna a cidade uma beleza rara. Um bom lugar para sentir Cusco é o bairro de San Blás, depois de uma caminhada, chegar e descansar na emblemática Plaza de Armas é uma boa dica..
Ao noroeste da cidade encontram-se os sítios arqueológicos: Fortaleza de Sacsayhuamán, edificação colossal de enormes pedras talhadas e unidas com precisão e Tambomachay, conhecido como Baños del Inca, lugar destinado ao culto da água.
Em Cusco está o vale de Huatanay, região de agricultura local que produz especiarias como diferentes tipos de milhos e quinoa. A gastronomia típica certamente apresentará paladares distintos e saborosos ao viajante.
O contato com as culturas dos povos locais é uma experiência que todo mundo, especialmente sul americanos, deve provar.